Avançar para o conteúdo principal

Rei Federer



Hoje interrompo os normais "escritos" sobre Futebol e Futsal para também eu fazer uma humilde vénia a Roger "Rei" Federer, que conquistou o torneio de Ténis de Wimbledon de 2017 com praticamente 36(!!) anos!! Se isto não é um exemplo de "velhos são os trapos" não sei que seja.
Wimbledon é um dos mais históricos torneios de ténis do mundo, um nome reconhecido facilmente mesmo por quem pouco liga ao ténis. O suiço actual 3º classificado do ranking, despachou Marin Cilic na final por 6-3, 6-1 e 6-4, precisando de cerca de 1h45 para vencer a final e obter o seu 8º(!!) título em Wimbledon!

Vamos lá outra vez a rever isto num instantinho: Roger Federer, 35 anos e 342 dias (arredondemos para 36 anos), venceu pela oitava vez o torneio de Wimbledon numa final que despachou em 1h45 minutos, tornando-se o vencedor mais velho de Wimbledon, com 4 anos de vantagem sobre o segundo mais velho!!
É verdade que Cilic apresentou problemas físicos ao longo da final, mas foi o "gajo" de 36 anos que se mostrou "fresquinho que nem uma alface". Como se isto tudo não bastasse, Federer vence Wimbledon sem perder um único set durante todo o torneio!! O suiço,como qualquer atleta, já passou por momentos mais baixos na carreira e rapidamente se começou a vaticinar o fim da carreira de "FedEx", mas focado como sempre foi, quase inabalável na capacidade de trabalhar e no foco nos seus objectivos, surge agora como uma autêntica lenda!
Parece-me que o futuro trará mais fenómenos "Federer" no que à idade diz respeito. O conhecimento nutricional e de treino está cada vez mais avançado e mais acessível ao "comum dos mortais" e a longevidade desportiva parece estar a aumentar. Veja-se por exemplo os bem portugueses Cristiano Ronaldo e Madjer, no topo das suas modalidades para lá dos 30 anos! 
Os "velhinhos" continuarão a aparecer, mas hoje a vénia vai em exclusivo para Federer, que garantiu o seu nome na história por muitos e bons anos!!