Avançar para o conteúdo principal

Futebol: 10 de Julho, Dia de São Éder

Imagem: Insónias em Carvão
Imagem: Insónias em Carvão


Celebrou-se ontem em Portugal a mais recente efeméride do calendário futebolístico português, Dia de São Éder,:santo padroeiro dos suplentes oprimidos, dos eternos pernas-de-pau e de todos quantos aqueles que sonham sair do banco para ganhar um título inédito para o seu clube. Em França é no entanto usado para traumatizar os pequenos garotos que um dia sonharam ser jogadores de Futebol e agora tremem com a ideia de ver uma final em casa a ser-lhes tirada nos últimos minutos.
Refiro-me naturalmente à celebração do 10 de Julho de 2016, dia em que Portugal inseriu finalmente o seu nome na galeria dos vencedores de um Campeonato Europeu de Selecções. Ecoará durante muito tempo (para sempre é demasiado tempo) a lembrança de um Euro 2016 absolutamente estranho e memorável em todos os sentidos. Um selecionador crente em Deus (como não podia?) à frente de uma equipa que saltou de empate em empate até à vitória final. Final essa vencida em "terreno inimigo", já que o nosso adversário da final foi exactamente a organizadora França. Passado um ano, tanta coisa mudou:

- O "golden boy" Renato Sanches é hoje pouco mais que um "tin boy"
- O João Moutinho já não "bate bem"
- O Raphael Guerreiro já nem lateral é
- O Cristiano Ronaldo já não se lesiona a meio de jogos decisivos, não chega todo rebentado ao fim de uma temporada e já somou 2 gémeos à família (e possivelmente mais uma bola de ouro no final do ano), mas já não troca de namorada de 3 em 3 meses!!
- O super-sónico João Mário passou a ser mais sónico do que super.
- O Quaresma tem um corte de cabelo ainda pior.
- E o mais gritante, el-rei Éder é dispensado do clube e já nem na convocatória da seleção entra.

Os craques de há um ano podem até não ser mais os craques deste ano ou sequer os craques do futuro, mas porra, aquele momento do passe do Moutinho, com o Éder a puxar para dentro e a mandar um estouro para o fundo daquela baliza francesa, ai caraças, isso ninguém nos tira!!!

Que se lixe, venha de lá o Mundial para o ano, há espaço para mais vilões....mas sobretudo para mais heróis!!!