Avançar para o conteúdo principal

Ah pois....a Taça das Confederações


Como nota prévia e porque sei que este texto vai fazer raiar os olhos e arrepiar os pêlos dos braços a muito boa gente, importa-me relembrar que os artigos aqui escritos reflectem unicamente a minha opinião, não sendo nunca dever ser tomados como "lei" ou como artigos jornalísticos devidamente aprofundados.

Posto isto...irei debruçar-me sobre aquela competição que pouco interesse tem, pese embora o esforço que se esteja a fazer para dar a entender o contrário...a Taça das Confederações!
A Taça das Confederações tem, para a grande maioria das selecções presentes e para os adeptos do futebol em geral, o mesmo interesse que o Campeonato do Mundo de Clubes....ou seja, pouco ou nenhum!

Isto principalmente a nível europeu, pois quer uma competição quer a outra despertam paixões e grande motivo de orgulhos, principalmente para os adeptos de futebol da América do Sul.
Sou sincero e acho que não devo ser o único nesta situação, a Taça das Confederações desperta-me o mesmo interesse que qualquer jogo amigável de pré-temporada, se por acaso estiver a dar na televisão no momento em que estou a fazer "zapping", até sou capaz de acompanhar, mas...até já o Nova Zelândia vs Portugal deixei passar simplesmente porque não me lembrei.
É uma sensação completamente diferente de um Europeu ou Mundial, onde NADA pode acontecer quando está a jogar Portugal ou até mesmo sempre que se joga a Liga dos Campeões ou a Liga Europa.
Não sei se é pelo facto da Alemanha levar a equipa "B", se pelo facto da Rússia fazer parte apenas por ser organizadora, por andarem por lá Novas Zelândias e afins....mas não me seduz minimamente.
Está, para mim, um ou dois níveis acima do Troféu do Guadiana (ai que sacrilégio que ele acabou de escrever...).

Não é por falta de tentativa da imprensa desportiva (e bem) estar a dar grande destaque à competição, nem é por falta da seriedade com que Portugal se apresenta na sua estreia na competição (na máxima força), é mesmo porque...tirando o Chile (como já referi os sul-americanos têm uma paixão especial por estas competições inter-continentais), só nos parecemos estar a querer levar aquilo a sério...e quando assim é...perde o interesse.

Boa Sorte para esta meia-final Portugal, e espero que consigam este inédito (e dificilmente repetível) troféu para o nosso país...mas...não esperem que o trânsito no Aeroporto Humberto Delgado esteja tão caótico como da última vez que trouxeram um troféu!! Ou serei eu o único herege?