Avançar para o conteúdo principal

Olá André Moreira!!...Adeus André Moreira


”- Tou, André?
- Sim?

- Olha, prepara as malas que vais finalmente para estágio!
- A sério?!? Porreiro!! A que horas é para estar no aeroporto?
- ...errrm...pois, surgiu aqui uma coisita...vai ter antes ter a Santa Apolónia.

- A Santa Apolónia?!?!? Vou de comboio para a Suiça??
- Haha, não rapaz...Braga!
- Para Braga..?!?! Mas o estágio não é na Suiça??
- O do Benfica é...mas tu afinal vais para o Sporting de Braga!
- ??? Mas já estou a treinar aqui e tudo....pensava que era apenas uma questão de pormenores!?!?
- Epá, pois...afinal não!! Boa Sorte!! Não te esqueças é de deixar o equipamento de treino com o roupeiro, se faz favor. Cumps!”

 Sendo naturalmente esta uma conversa fictícia vinda da pouca imaginação deste vosso amigo, a conversa real tida com o guarda-redes André Moreira, não terá sido menos estranha! Depois de já ter sido visto e fotografado com a camisola do SL Benfica e inclusivé participado em treinos, a apresentação oficial como o mais recente reforço do tetra-campeão nacional parecia presa apenas por horas. Mas eis que uma reviravolta de último instante, acaba por levar o jogador de Lisboa para Braga. Uma situação deveras estranha de observar no Sport Lisboa e Benfica, por diversos factores. Senão vejamos:
- Raramente nos últimos tempos (mérito seja dado a Luis Filipe Vieira), o Benfica deixou ser fotografado com a sua camisola um jogador que não acabasse por assinar e fazer parte do plantel encarnado.
- André Moreira era o escolhido para suceder a Éderson. Não é preciso reforçar a importância desta aquisição, já que Júlio César (sendo ainda um jogador perfeitamente válido) não caminha para novo e de quando em vez é atormentado por lesões que o afastam sempre por um período mais ou menos longo dos relvados. Bruno Varela, regressa à Luz depois de convencer ao serviço do Vitória de Setúbal, cedido exactamente pelo Sport Lisboa e Benfica. Eu, pessoalmente, sou confesso admirador das qualidades de Bruno Varela, mas não me parece que esteja (para já) nas contas de Rui Vitória.
- Segundo a comunicação social, afinal de contas o Atlético Madrid queria apenas emprestar André Moreira e o Benfica queria (naturalmente) comprar o guardião! Mas...quando André Moreira veio para Portugal ainda havia dúvidas sobre o que um e outro clube queriam?!?


Algo de muito estranho se passou nesta transferência. No final de contas, André Moreira nem sai a perder (no curto prazo), pois continuou a ficar numa melhor posição do que como suplente do Atlético de Madrid. O SC Braga também ganha um belo substituto para o lesionado Marafona. Só o Benfica parece ter saído a perder, pois continua a ter de ir ao mercado procurar um novo guarda-redes (e agora os outros clubes já sabem desta urgência em adquirir e podem naturalmente inflacionar os valores dos seus activos). Está na altura do Benfica aprender a não fazer negócios de guarda-redes com o Atlético de Madrid (Oblak não foi suficiente?).