Avançar para o conteúdo principal

2 Jornada - Mesmas Dificuldades, Diferentes Resultados...


A segunda jornada da Liga NOS trouxe a primeira perda de pontos de um dos grandes, no caso o Sport Lisboa e Benfica, que não foi além de um empate frente ao Vitória Futebol Clube por 1-1, como já todos devem saber.



No entanto, as dificuldades sentidas pelos encarnados não foram exclusivas, já que Sporting e FC Porto também não conseguiram marcar mais do que um golo frente a Paços de Ferreira e Estoril, respectivamente, chegando no entanto neste caso para arrecadar os 3 pontos.

E o que se terá passado afinal? Será falta de qualidade dos 3 grandes ou melhoria de qualidade dos clubes ditos "pequenos"?

Na minha opinião (até porque o blog é meu, só ela é que cá é expressa) é uma mistura de dois factores:

1 - Estoril, Vitória e Paços de Ferreira foram "frios" a analisar a sua realidade e ao contrário de anos anteriores em que pouco alteravam a forma de jogar frente a quem fosse (o que para o espectáculo era naturalmente mais aliciantes, mas custava preciosos pontos ao longo da temporada), nestas partidas, todos jogaram com linhas bem recuadas, muito mais preocupados em fechar os caminhos para a sua baliza do que procurar caminhos para a baliza adversário (dos três, o Paços de Ferreira foi ainda assim o menos recuado).

2 - Porto, Sporting e Benfica estão ainda longe do caudal ofensivo que os seus técnicos desejam neste início de temporada e mais dependentes da qualidade individual dos jogadores do que propriamente do jogo colectivo. O Porto tem tido em André Silva a garantia de golos e pontos, o Sporting tem tido o motor Adrien e o Benfica sem Jonas não é de todo a mesma coisa...

Em vésperas de clássico Sporting - Porto e embora o campeonato não esteja nivelado por baixo, parece-me que será novamente uma temporada interessante, principalmente porque cada equipa parece estar a querer adaptar-se à sua realidade e à realidade do adversário, procurando os pontos em detrimento do "jogar bonito" e logo criando dificuldades aos candidatos que de outra forma não conseguiriam.

Destaque positivo: Arouca - A equipa de Lito Vidigal está bem e recomenda-se. Ultrapassou a primeira pré-eliminatória das competições europeias da sua história, está em plena luta pela Liga Europa depois de ter sido derrotada pela margem mínima pelo Olympiakos (agora de Paulo Bento) e nesta segunda jornada fez o que quis do CD Nacional. Venceu por 2-0 sem grande dificuldades e em ritmo de poupança para a competição europeia.